quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Análise de um discurso de Durão Barroso

"As questões ambientais e climáticas, factores de paz e desenvolvimento no século XXI".
A questão lançada por Durão Barroso, neste discurso, é o problema ambiental e climático e os factores de desenvolvimento. Ao longo do discurso, o Presidente da Comissão Europeia, acentua as suas ideias, apresentando as consequências positivas e as consequências negativas das questões expostas, seguindo as características de um discurso escrito. Este discurso apresenta uma estrutura antitética.
O discurso de Durão Barroso está bem formulado, pois consegue cativar e convencer o auditório com os seus argumentos sobre os problemas climáticos, ambientais e os factores de desenvolvimento que afectam todo o Mundo, principalmente os países mais subdesenvolvidos. A sua tese baseia-se em criar medidas sustentáveis para encarar o problema e ao mesmo tempo levar o desenvolvimento a regiões menos desenvolvidas, levando-as a entrar no mercado mundial e a combater as mudanças climáticas globalmente.

Profecias de Bandarra

António Gonçalves Annes Bandarra (1550 – 1556), mais conhecido por Bandarra, foi um profeta popular, natural de Trancoso. Foi sapateiro de profissão e dedicou-se à divulgação em verso de profecias de cariz messiânico. Foi acusado pela Inquisição de judaísmo e as suas trovas foram incluídas no Catálogo de Livros Proibidos. Bandarra foi inquirido pelo tribunal da Inquisição, tendo sido ilibado. Contudo, foi obrigado a participar na procissão do auto-de-fé em 1541 e a nunca mais interpretar a Bíblia ou escrever sobre assuntos de Teologia.
A sua obra Paráfrase e Concordância de Algumas Profecias de Bandarra foram editadas por D. João de Castro, interpretada como uma profecia ao regresso do Rei D. Sebastião após o seu desaparecimento na batalha de Alcácer-Quibir. Em 1815 é editada uma nova edição: Trovas Inéditas do Bandarra. Em 1822-1823 sai mais uma edição Verdade e Complemento das Profecias. As Trovas de Bandarra influenciaram o pensamento sebastianista de Padre António Vieira e de Fernando Pessoa. Os pontos proféticos de Bandarra são três: o Quinto Império, a ida e regresso de D. Sebastião e os destinos de Portugal.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Públicidade de Fernando Pessoa

Em 1928, Fernando Pessoa foi convidado a criar um slogan para a Coca-Cola, que acabava de entrar no mercado português. O seu slogan é bastante célebre:

“Primeiro estranha-se, depois entranha-se”

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

O primo Roberto

Tinhamos acabado de janta lá em casa, quando tocaram à campainha. O meu pai é que abriu a porta e ficámos espantados, por ver o meu primo Roberto, sozinho lá em casa.
- O que é que estás aqui a fazer sozinho? – perguntou o meu pai.
- Não quero ir para casa, deixa-me ficar aqui com vocês, por favor. A minha mãe não me liga nenhuma e o namorado dela quer que eu trabalhe para ele. Parece que sou um escravo naquela casa, e tudo de mau que lá acontece põem sempre as culpas para mim.
- Eu quando vi esse homem, pela primeira vez, logo vi que ele não era boa rés. – disse eu. Sim, o novo namorado da minha tia não era boa pessoa, as fofocas já tinham chegado aos ouvidos da minha mãe. Via-se na cara do meu primo que estava desiludido e triste. Depois, de uns minutos para ele se acalmar, finalmente, respondeu à pergunta que todos fazíamos: O que se tinha passado?
- Eu hoje cheguei atrasado a casa e a minha mãe tinha-me pedido que fosse buscar umas roupas do namorado dela à costureira, mas eu esqueci-me e não as fui buscar. Quando cheguei a casa e não levava o que me tinham pedido, o namorado dela começou aos gritos e depois começou a bater-me. Ele não me bateu muito, porque eu consegui fugir. Depois de andar um bocado na rua, lembrei-me de vir aqui ter com vocês.
Fiquei feliz ao ver que o meu primo tivesse pedido ajuda, em vez de aguentar tudo sozinho. Entretanto, o meu pai decidiu ir a casa da minha tia para falar com ela sobre o que se passara. Quando voltou, trazia boas noticias. Tinham combinado que o Roberto ia passar uns tempos lá em casa, mas não era só isso, a minha tia disse ao meu pai que estava a ponderar, que o meu primo fosse viver com o meu tio, que está a trabalhar na Alemanha.
- Ir ter com o meu pai?! Isso é fantástico! – o meu primo gostou da ideia. E não queria perder esta oportunidade por nada.
- Eu vou contigo primo. Mãe, a terra dos chocolates espera por mim! – disse o meu irmão, já com ar de sonhador.
- És mesmo parvo! Os chocolates não são na Alemanha, mas sim na Suíça. – respondi eu ao meu irmão. Todos na sala se riram e assim passámos o resto da noite com o meu primo a rir dos disparates do meu irmão.

terça-feira, 3 de junho de 2008

Os sonhos dos jovens

Desde sempre, que os jovens sonham com a sua liberdade e a sua independência. Os sonhos são importantes para o crescimento dos jovens, mas é preciso saber distinguir os sonhos da realidade, para que mais tarde, não se arrependam das escolhas que fizeram.
Não é só sonhar que se vai ter uma carreira brilhante ou que se vai ter uma grande casa. É preciso esforço e dedicação para que os sonhos se possam concretizar.
À medida, que os jovens crescem, vão tomando consciência da realidade. Estes ganham maturidade e percebem que os sonhos por vezes são simples fantasias, que não os levam a lado nenhum.

Poema: Amizade

Amizade sincera e verdadeira
Amizade simbolo de felicidade e beleza
Amizade segura e plena
Amizade como Veneza

Amizade intemporal e amizade segura
Amizade complementar e pura
Amizade escrava

Amizade conivente sem mentira
Amizade digna e presente
Amizade sem cadastro faltando-lhe ira
Amizade inocente

Violência nas escolas

A violência nas escolas aumenta cada vez mais. Os professores não conseguem controlar os alunos nas aulas. A violência não acontece, apenas, contra os alunos. Estes são, também, violentos para os professores e funcionários das escolas.
Os alunos têm este tipo de comportamentos, devido, às suas condições económicas e ao ambiente familiar em que estão inseridos. Por vezes as companhias que têm não são as melhores, sendo influenciados pelos amigos a fazerem determinados actos.
Estes tipos de comportamentos devem de ser travados. Os alunos deveriam ter um acompanhamento psicológico para que estes jovens mudem a sua atitude.

segunda-feira, 31 de março de 2008

O que é a Poesia

A poesia é um texto literário, que em geral, são textos criativos e expressivos. É uma das expressões de criatividade criada pelo Homem. Pode ser definida como o uso da palavra, que o autor usa para se exprimir.
Os autores de poesia utilizam este tipo de texto literário para exprimir sentimentos, emoções, ideias, a beleza e o desencanto que o autor possa revelar. A poesia, revela algo de pessoal do autor.

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Florbela Espanca

Florbela, na sua poesia, caracteriza-se pela solidão, sofrimento e desencanto que tem pela vida. Ligados a uma tornura e ao desejo de encontrar a felicidade. A sua poesia é centrada nos seus problemas, sendo uma poesia muito pessoal.
Florbela Espanca não está ligada a movimentos literários. A sua técnica do soneto tem influência de Antero Quental.
A poetisa é homenageada por outros poetas também conceituados.